Georges Vaideanu, especialista em matéria de conteúdos e metodologias de reformas de ensino, faz uma análise serena e ponderada da importância da interdisciplinaridade na resposta aos grandes desafios que estão colocados nos dias de hoje. A solução aqui defendida é mista e flexível.
Mista, porque prevê a articulação da interdisciplinaridade com outras tendências pedagógicas pertinentes na nossa actualidade.
Flexível, na medida em que o autor aponta para três níveis ou pontos de partida para a implementação de modelos interdisciplinares de ensino:
- O nível institucional de reorganização e integração dos conteúdos de ensino no quadro de uma reforma educativa;
- O nível pedagógico correspondente à actividade docente dos professores que, com o objectivo de melhorar a qualidade do seu ensino, têm vindo a desenvolver, até agora de forma espontânea mas que pode ser apoiada e incentivada, diversos tipos de experiências de coordenação e integração disciplinar;
- A nível das realizações não formais da escola, isto é, pelo incentivo às actividades extra-escolares susceptíveis de desempenhar "um papel importante na articulação dos conhecimentos e informações recolhidas pelos alunos na escola e fora dela".
Fonte: Interdisciplinaridade - Antologia, Campo das Ciências (2006)
.jpg)
0 comentários:
Enviar um comentário